“Arte é Trabalho e não importa o tipo de arte – se quiserem ter sucesso, têm de aprender a ser persistentes e a persuadir, a continuar a trabalhar até o trabalho estar concluído.”

in, IMAGINE de onde vem a criatividade – Jonah Lehrer

 

Por vezes, ganhar motivação para combater uma folha em branco é complicado. É preciso ter uma disciplina e estar focado no objectivo de criar – Seja lá o que formos criar ! Estar em casa, sempre rodeada das mesmas coisas, na mesma rotina, com sonhos que tardam em chegar é do mais not-inspiring que pode haver ! É preciso ocupar a alma com coisas boas – música, chocolates, videos inspiradores, janelas abertas, roupa confortável, um ligeiro gloss, mãos tratadas sem peles, e muito material para começar.

Admito que travo uma batalha neste momento. Deixar um emprego tradicional para voltar a estar no sonho de uma vida. Quando estamos durante 3anos a trabalhar num local que nada tem em comum com o mundo das artes, é tramado. É um corte mental que faz com que deixemos de estar inspirados e faz com que fiquemos “iguais” aos outros. Se não somos disciplinados e fiéis aos nossos sonhos, tudo se desorienta e depois é complicado começar. Deixamos de viver o nosso sonho, para viver o sonho do outro, e sem que nos demos conta, somos engolidos pelos objectivo e guerras do outro.

A conversa é a habitual… estudar e investir anos e anos em cursos e formações, e em vez de lutar por isso, lutar pelo sonho do vizinho. Mas agora que já não existe “aquele vizinho” tenho de procurar outro… Não porque deixei o meu sonho, mas preciso de moedas para o alimentar. Podemos e devemos de trabalhar em vizinhos (é um conhecimento que se acresce na nossa base de dados), mas sem perder o foco do nosso próprio caminho.

Postcard 10 x 15